O Hiperboloide é um instrumento compensatório da alimentação moderna, preponderantemente “mole e macia”, devolve os atributos de alimentos secos, duros e fibrosos, a fim de buscar um crescimento craniofacial harmonioso através da excitação neural.
“o estimulo para ser biológico precisa provocar resposta no organismo: a isto dá-se o nome de excitabilidade.” (Professora: Wilma Simões)
Uma das funções mais importante do sistema estomatognático é a mastigação, que é uma operação altamente muscular coordenada e apresenta movimentos mandibulares rápidos que exigem modulação e adaptação a carga, por isso existem 5 tamanhos de Hiperboloide com a carga de 35 Shore A de dureza. O sistema nervoso, os receptores periféricos e os músculos mastigatórios são continuamente envolvidos durante a mastigação, e o sistema nervoso central recebe sinais dos receptores através do tronco cerebral, tálamo e córtex cerebral.
Quando falamos de sistema estomatognático sabemos que os receptores estão profundamente concentrados, altamente especializados e conectados ao Sistema Nervoso Central (SNC), também por sinapses elétricas, que transmite entradas em alta velocidade e isto significa que qualquer alteração dentro do sistema estomatognático é imediatamente percebido pelo SNC com extrema precisão. Sendo assim, os receptores do sistema estomatognático estão localizados na mucosa oral, língua, dentes, periodonto, ATM e músculos e serão imediatamente registradas pelo cérebro, que ajusta, compensa o movimento funcional via controle dos músculos da mastigação.
|
Vários estudos demonstram que a mastigação ajuda a manter funções cognitivas no cérebro, incluindo o hipocampo, ou seja, ao mastigarmos, imediatamente antes de aprender uma tarefa cognitiva, aumentamos a atividade no córtex pré- frontal e hipocampo.
Mastigar é uma forma simples e não farmacológica de prevenção da demência senil, que é frequentemente associada a disfunções cognitivas, e o hipocampo é a região do SNC afetado pela hipofunção mastigatória. (Masticatory Deficiency as a risk factor for cognitive,Inst.J.Med.Sci.2014,vol 11).
Para saber qual é o Hiperboloide ideal para seu paciente você deve seguir as recomendações:
1- O Hiperboloide deve ser colocado na linha média dos dentes
2- Depois o paciente faz o movimento de lateralidade para os dois lados enquanto aperta o Hiperboloide
3- Em seguida, faz movimentos de protrusão e retrusão enquanto aperta o Hiperboloide.
Durante esse processo, devemos observar se o paciente apresenta contato dentário, caso não haja, esse será o tamanho ideal de Hiperboloide, se houver, é recomendado utilizar um Hiperboloide mais calibroso. Ainda, se houver limitação na amplitude de movimento um Hiperboloide de tamanho menor será recomendado
-
Ortopedia Funcional dos Maxilares;
-
Exercícios compensatório para motricidade oral;
-
Ortodontia;
-
Reabilitação protética;
-
Reabilitação conservadora;
-
Entre outras aplicações.